Para tanto, nossa atividade na Biblioteca Multicultural Tambolano aborda a questão do universalismo, do diferencialismo, da homogeneização cultural, da identidade e do reconhecimento da diferença para grupos que foram oprimidos e marginalizados no decorrer da história. Demonstra a importância e as características das comunidades tradicionais brasileiras, de sua relação sustentável com o meio ambiente, fundamentais para a preservação da diversidade biológica e cultural e que lutam pela afirmação de seus direitos coletivos. E, por fim, trata de aspectos relacionados ao meio ambiente cultural, ao direito à cultura, à diversidade cultural e ao patrimônio comum da humanidade, demonstrando que, a partir dos processos de globalização hegemônica e contra-hegemônica, a necessidade de compreensão entre as culturas e o desenvolvimento do diálogo intercultural são fundamentais para a afirmação de uma sociedade verdadeiramente multicultural.
Africanidade
Queremos resgatar a importância do negro no desenvolvimento da cultura brasileira, despertando no aluno a importância pela influência afro em nossa sociedade. Ampliar o trabalho de investigação sobre as conquistas de direitos diferenciados para a população afro - descendente, na tentativa de corrigir as injustiças passadas, oportunizando o acesso às Universidades, à empregos públicos etc.
Os futuros cidadãos devem estar conscientes da importância da identidade como trilha fundamental para o fortalecimento de uma sociedade justa, trabalhar a riqueza e pluralidade da cultura afro, criando admiração e orgulho por essas raízes em nossa cultura.
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tam pouco a sociedade muda.
ResponderExcluirPaulo Freire
valeu Osvaldinho
"As tarefas diárias jamais impediram alguém de seguir seus sonhos."
ResponderExcluirmarcia Dias